domingo

Mantras I

"Mantras não são pequenas coisas, mantras têm poder. Eles são a vibração da mente em relação ao cosmos. A ciência do mantra é baseada no conhecimento de que o som é uma forma de energia, tendo estrutura, poder e um efeito previsível definido sobre os chakras e a psique humana. " - Yogi Bajan

Mantra é o uso do som para afetar a consciência; Man - significa mente e Trang - significa onda ou projeção. Tudo neste mundo, até o nível subatômico, está em constante movimento, vibrando. Quanto mais denso o material, mais lentamente ele se move. Muitas vezes a vibração é tão lenta ou tão rápida que não podemos notá-lo com nossos sentidos diretos. Essa vibração é energia pura.

Som e Frequência de Vibração
Tudo no Universo possui uma frequência vibratória correspondente. A felicidade ou tristeza, alegria ou remorso são frequências vibratórias na mente. Quando entoamos um mantra optamos por invocar o poder positivo contido nessas sílabas particulares. Ao cantarmos, colocamos vibrações em movimento, que terão um efeito, seja prosperidade, paz de espírito, aumento da intuição, ou quaisquer outro benefício possível inerente aos mantras. E não importa se nós entendemos o significado dos sons ou não. Entoar mantras produz frequências vibratórias específicas dentro do corpo. Os sons e pensamentos produzidos pelo corpo e mente irradiam-se para fora de você. A frequência vibratória de um mantra atrai o que você está vibrando. Você é como um ímã, atraindo vibrações para si através do que você envia para fora, tais como um estado de espírito, um estado de ser, resultante do canto. Os mantras são compatíveis com todos os sistemas de crenças. Além das vibrações postas em movimento, outra coisa acontece quando você canta. Isso é realmente importante. Há oitenta e quatro pontos meridianos, ou pontos de pressão, no céu da boca. Cada vez que você fala, você estimula-os e às glândulas e órgãos associados com a língua. Cada vez que você cantar um mantra, você está tocando uma determinada sequência, ritmo e posição que inicia uma reação química no cérebro e no corpo. É como se você tivesse um sistema de segurança eletrônico, computadorizado em sua boca. Toque o “código” correto no palato superior e você ganha entrada para o cérebro e suas câmaras internas da mais alta consciência! [Fonte: Kundalini Yoga: The Flow of Eternal Power, por Shakti Parwha]

Mantras em Kundalini Yoga
O poder do mantra é incrível. Um aspecto central da Kundalini Yoga como ensinada por Yogi Bhajan é a aplicação consciente de antigos mantras e afirmações positivas modernas. Os mantras utilizados são tipicamente em Gurmukhi, uma língua sagrada da Índia e, ocasionalmente, em Inglês. Estes mantras contêm as vibrações de paz, prosperidade, conexão, e muitas outras qualidades e são compreendidas pelo seu impacto, mesmo se o significado de cada palavra não é conhecido. A pronúncia vem com a repetição e pelo exemplo.Compreender o significado das palavras acrescenta outra camada de eficácia no canto. As traduções para alguns dos mantras mais utilizados em Kundalini Yoga são dadas a seguir;

Ong Namo Guru Dev Namo (Adi Mantra) Eu me curvo à sabedoria criativa, eu me curvo ao Divino Mestre interior. Este mantra é usado para "sintonizar" com o fluxo divino e com o auto-conhecimento dentro de cada um de nós, nos liga a Yogi Bhajan e à “cadeia de ouro” de professores. Ele é cantado pelo menos três vezes no início de cada aula de Kundalini Yoga.

Sat Nam A verdade é minha identidade. Este mantra reforça a consciência divina em todos. Ele é usado como uma saudação, bem como o mantra para exercícios de Kundalini Yoga, inalando Sat (verdade), exalando Nam (nome, identidade).

Guru Guru Wahe Guru Guru Ram Das Guru Sábio, sábio é aquele que serve infinitamente. Este mantra invoca o quarto Guru Sikh, Guru Ram Das, conhecido por sua humildade e graça. É um mantra de humildade, relaxamento, auto-cura e alívio emocional.

Wahe Guru O Divino professor interno, o dissipador da escuridão é indescritível! Este mantra expressa a experiência indescritível de ir das trevas para a luz. É um mantra de infinito êxtase.

Naad Yoga e como funciona o Mantra

Além do termo "mantra", você também irá ouvir a palavra Naad em conexão com mantras em Kundalini Yoga. Naad significa "a essência de todo o som". É uma vibração particular, a frequência fundamental que vem de uma fonte comum ou corrente de som. É o código universal atrás da linguagem e, portanto, por trás de comunicação humana. Naad é a cola ou meio que liga o pequeno eu, o indivíduo, ao grande eu, Ser Universal. É a harmonia vibracional através do qual o Infinito pode ser experimentado. Naad Yoga é baseado na experiência de como as vibrações sonoras afetam o corpo, mente e espírito através do movimento da língua, da boca, e das mudanças nas substâncias químicas no cérebro. Nós podemos alterar a consciência, alterando a composição química dos fluidos no cérebro. Há oitenta e quatro pontos meridianos no palato superior da boca de um ser humano. Pode-se sentir o palato superior com a língua e experimentar suas diferentes superfícies. Existem duas linhas de pontos de meridianos sobre o palato superior e sobre a gengiva detrás dos dentes superiores. A língua estimula os pontos dos meridianos, e eles, por sua vez estimulam o hipotálamo que faz com que a glândula pineal irradie. Quando a pineal irradia, cria-se um pulso na glândula pituitária. Quando isso acontece à pituitária, todo o sistema glandular secreta. Em seguida, a composição química do cérebro torna-se equilibrada mudando automaticamente a própria perspectiva de vida. Nosso estado de espírito, personalidade e poder de projetarmos a partir do nosso próprio Ser está ligado ao uso de nossa palavra. "Se as suas palavras têm a força do Infinito nelas e são virtuosas, e você as valoriza, você é o maior dos maiores. Se você não valoriza as suas palavras, você não tem nenhum valor. Sua própria palavra é o seu valor como um ser humano. " Yogi Bhajan Fonte: The Teachings of Yogi Bhajan ( “Os ensinamentos de Yogi Bhajan”)

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 Devi Kundalini Yoga Maringá | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki