sábado

Sobre o Kundalini Yoga

Kundalini Yoga, como ensinado por Yogi Bhajan ® é considerada a mais abrangente das tradições do yoga, que combina meditação, mantras, exercícios físicos e técnicas de respiração, é um Yog Raj, abrangendo os oito membros do yoga em uma prática de excelência singular e êxtase. "Kundalini" significa literalmente "ondulação da mecha de cabelo do amado." Essa metáfora poética faz alusão ao fluxo de energia e consciência que existe dentro de cada um de nós, e nos permite fundir-se com - ou "jugo" - o universal Self. Consciência individual e universal fusão cria uma união divina, chamada de "yoga." Os Upanishads, que remontam ao século V aC, descrevem o kundalini, embora a tradição oral remonta ainda mais longe na história. Por milhares de anos, esta ciência sagrada e da tecnologia foi velada em segredo, repassada verbalmente de mestre para discípulo escolhido.

Como descrever o Kundalini Yoga?
Kundalini Yoga, como ensinado por Yogi Bhajan ® é também conhecido como Yoga da Consciência, seu foco é no auto-conhecimento, proporcionando uma experiência de sua consciência mais elevada. A tecnologia do Kundalini Yoga é uma ciência da mente e do corpo, a elevar o espírito, que não tem fronteiras, sem discriminação. Por isso, é para todos, universal e sem denominação. Na tradição antiga que é yoga, Kundalini Yoga é um caminho de chefe de família, isto é, sempre foi praticada por aqueles com famílias e empregos, em oposição a um caminho renunciante do celibato e remoção da sociedade, que foi o caminho usual de um yogi.

Qual é o foco do Kundalini Yoga? Qual é o objetivo principal da prática?

O principal objetivo é despertar o potencial da consciência humana em cada indivíduo, isto é, reconhecer a nossa consciência, refinar essa consciência e expandir a nossa consciência auto limitada. Limpar qualquer dualidade interior, criar o poder de escutar profundamente, cultivar a quietude interior, prosperar e entregar a excelência em tudo o que fazemos.O foco do Kundalini Yoga é sobre a própria experiência pessoal e da consciência através da prática de kriya e Naad. Nós despertarmos a kundalini, a fim de sermos capazes de invocar o potencial dos sistemas nervoso e glandular, para equilibrar o sistema sutil de chakras e meridianos no corpo. "Kriya" é um padrão de movimentos orquestrados, som, pranayama, mudras, concentração e meditação que, automaticamente, guia as energias do corpo e da mente a um resultado específico ou mudança de consciência. O Kundalini Yoga não confia em qualquer uma dessas técnicas (embora utilize muitas), se não for testada dentro da estrutura de cada kriya como compartilhado por Yogi Bhajan, que fornece o progresso constante, previsível e que aproveita estas funções básicas do corpo e da mente para criar, rapidamente, o crescimento sustentável e a cura pessoal . Nesta tradição, a meditação não é considerada separada do asana ou yoga, que é parte integrante da prática. Os exercícios no kriya trazem o corpo e a mente para um estado de meditação profunda, onde é facilmente alcançada. Nosso objetivo fundamental é despertar o poder do indivíduo de sobressair para a sua experiência infinita e cumprir seu destino pessoal.

Quem fundou a escola? Quando? 
Yogi Bhajan (aka Siri Singh Sahib Bhai Sahib Harbhajan Singh Khalsa Yogiji) veio para os Estados Unidos em 1969 e fundou a 3HO ( fundação sem fins lucrativos). Em 1970, ele formou seu primeiro instrutor e o Kundalini Research Institute foi formado em 1971, desde então passou a formalizar a certificação e formação de professores a nível internacional.

Quem ou quais foram as maiores influências visíveis na criação do Kundalini Yoga?
Kundalini Yoga como uma prática de Yoga é uma Raj e combina todos os tradicionais oito membros do Yoga. Yogi Bhajan era o estudante de dois Mestres. Sant Hazare Singh declarou Yogi Bhajan um Mestre de Kundalini Yoga com a idade de 16 ½. Guru Ram Das, o Mestre Sikh. Em quarto lugar, deu a Yogi Bhajan seu Mantra Gur próprio. Muitos anos depois, nos primeiros anos de seu ensino no ocidente, o Kundalini Yoga foi ensinado de mestre a aluno por centenas, talvez milhares, de anos e se cruza com a linhagem dos Mestres Sikh como Guru Nanak, Ram Das Guru Guru Gobind Singh nos últimos 500 anos. Suas fontes incluem muitos Mestres de yoga, da região Norte do Punjab (Índia), bem como o contributo ímpar dos Gurus no uso de Naad e Guru Shabd. Guru Nanak começou a linha Udasi através de seu filho Baba Siri Chand, um Mestre que serviu e ensinou por mais de 100 anos. Ele ensinou todas as linhagens existentes da época e foi educado por vários dos Gurus Sikh em sua juventude. Yogi Bhajan foi o primeiro a ensinar abertamente Kundalini Yoga no oriente e no ocidente. A linhagem é agora realizada em herança através da tecnologia da Cadeia de Ouro, uma conexão com os Mestres através do corpo sutil.

Como você descreveria uma aula de Yoga Kundalini tradicional? Como começa e termina? Quanto tempo irá durar? O que é enfatizado? 
Kundalini Yoga é provavelmente o estilo mais formal de yoga atualmente ensinado em todo o mundo. Em qualquer classe, em qualquer lugar do mundo, você pode esperar que incluem seis componentes principais: 1) sintonizar com o Mantra Adi, 2) pranayama ou aquecimento, 3) kriya, 4) relaxamento, 5) e 6 meditação estreita com a música de benção "Que o eterno sol brilhe sobre você". Kriyas são conjuntos completos de exercícios que são realizados nas seqüências dadas pelo Mestre, eles podem ser simples seqüências curtas ou podem ser vigorosos, até mesmo exercícios extenuantes e técnicas de respiração forte, como a "Respiração do Fogo", que desafia e fortalece os sistemas nervoso e endócrino, testando a vontade do praticante além das limitações de seu ego. A a aula tradiconal é 60 ou 90 minutos: 10 minutos de aquecimento, 30 a 45 minutos de kriya, 5 a15 minutos de relaxamento, 11 a 30 minutos de meditação. 

Fazer uma aula de Yoga Kundalini tradicional inclui meditação ou pranayama? Inclui cânticos? Inclui outras práticas de yoga?

O Kundalini Yoga geralmente inclui pranayama e meditação. Pranayama são práticas que variam em um minuto de respiração, respiração do fogo, respiração alternada, respiração do cachorro, sitali pranayama e técnicas de respiração suspensa. As meditações muitas vezes envolvem movimento ou mantra, e geralmente têm um foco do olho (drishti), além de mudra (posição de mão) e asana (postura corporal). No Yoga Kundalini muitos kriyas e meditações incluem mantra e músicas. Um dos primeiros sinais do despertar da kundalini é uma nova consciência do poder de nossas palavras. Você começa a meditar e desenvolver sons interiores usando mantra e Naad. O Kundalini Yoga foi muitas vezes confundido com Mantra Yoga por causa de sua integração freqüente de som em seu kriyas e meditações. O uso de mantra durante a prática de Kundalini Yoga é muito eficaz para alcançar dois objetivos particulares da prática de expansão do self e elevação do espírito. O mantra também colabora com os novatos em meditação, que encontram o silêncio e a imobilidade, absolutamente muito desafiadora. Desta forma, é uma "prática do iniciante" e pode ser usado por qualquer pessoa para atingir o equilíbrio, clareza e serenidade. Além disso, há muitas meditações que são silenciosas, praticado em uma quietude profundamente transformadora chamada shuniya.


O que faz o Kundalini Yoga único (isto é, diferente de outros estilos / escolas de yoga)?
É a eficiência e eficácia em seu poder. O Kundalini Yoga é rápido porque é um sistema construído para a família, as mudanças que você deseja afetar em sua vida acontecem muito mais rapidamente com Kundalini Yoga do que muitos outros estilos de yoga. A variedade de técnicas e meditações é enorme, permitindo que o instrutor adapte os programas que suportam o indivíduo e seus objetivos. É uma forma segura de estimular os recursos naturais do corpo e tornar-se saudável, feliz e santo no corpo, mente e espírito. É um caminho comprovado para o Eu e a Alma, para uma experiência de seu destino mais elevado. Além do kriya e da estrutura tradicional do Yoga, os ensinamentos de Yogi Bhajan compreendem uma vasta gama de tópicos, que ele chamou de Humanologia: filosofia e Sikh Dharma, estilo de vida ensinamentos, comunicação, relacionamentos e casamento, nutrição, higiene, educação dos filhos, as mulheres e os ensinamentos dos homens, meditação e mudra, Naad Yoga e mantra, numerologia e muito mais. Desta forma, o Kundalini é conhecido como Yoga Raj porque incorpora aspectos de todos os caminhos do yoga: serviço, dedicação, postura, respiração, som, concentração, sabedoria e assim por diante.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 Devi Kundalini Yoga Maringá | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki