terça-feira

Yoga - Saúde Física, Mental e Espiritual

Independentemente de nossa crença e religião , a prática de Yoga pode e deve servir para centrar o ser humano, dar a possibilidade ao homem voltar-se para si mesmo e para Deus buscando encontrar a paz, harmonia, amor, verdade e justiça.Yoga não apenas contribuirá para termos mais saúde, força vital e energia, mas também nos dará a possibilidade de sentir nosso corpo, através da respiração, perceber os batimentos cardíacos através da atenção, tomar consciência da perfeição de nossos sistemas funcionando em sincronia com todo o Universo.Esta prática não inclui nossas crenças e práticas religiosas, que alimentam nosso espirito e nossa alma, Yoga apenas muitas vezes facilita esta possibilidade através do despertar da consciência, a percepção do corpo e seu funcionamento perfeito e nossa ligação perfeita e eterna com o mundo invisível ou mundo espiritual.

Yoga e Saúde Física
A pratica dos Asanas e pranayamas estabiliza os canais energéticos, onde a força vital ou energia circula pelo nosso corpo, suprindo, alimentando e provendo nosso corpo em sua necessidade de prana.
Estes canais regem o sistema nervoso simpático e parasimpático que governam os órgãos internos e a circulação sangüínea. Deve haver um equilíbrio entre estes dois sistemas para que nosso organismo funcione bem, e para que tenhamos respostas imediatas de nosso corpo no caso de uma luta, batalha, fuga, ou qualquer situação que exija decisões rápidas e instantâneas.- (Posturas dinâmicas e de força).
E respostas de relaxamento que restabelecem a energia e cura do corpo, atuam na diminuição de adrenalina e na tranqüilização da mente - (Posturas estáticas de introspeção).
A respostas de preparação para ação experimentada em posturas em pé, que exigem força, equilíbrio, firmeza, flexibilidade e harmonia, exercem profunda influência em nossas atitudes e reações a dinâmica da vida.
As respostas de relaxamento experimentadas durante posturas deitadas, meditações, pranayamas , poses restauradoras( svanasana) e algumas inversões promovem uma imunidade saudável, guardada e responsável. Em particular, algumas poses restaurativas com suportes oferecem uma oportunidade muito benéfica na recuperação, conservação da energia e promovendo uma melhor circulação e respiração.

Flexibilidade e Força
Muitas pessoas procuram yoga para melhorar sua flexibilidade e maleabilidade, de fato isto irá acontecer, mas isto não é a meta da prática de Yoga, e sim um dos resultados e sinais de saúde. Força, flexibilidade, tranqüilidade mental e pureza corporal são cultivados para permitir ao praticante um corpo inteiramente saudável e uma mente sã, e lúcida.

Mente e Espírito 
Cada postura deve ser pensada como uma mímica, a arquitetura de cada pose comunica-se não com as outras pessoas, mas, com nosso ser. Através da linguagem dos Asanas a pessoa pode controlar sentimentos de impotência, fraqueza, desânimo, abandono, depressão ( suave), apatia.... tão destrutíveis para nosso sistema imunológico.
Ë possível alcançarmos uma quietude de alma, nossa alma constitui-se de : vontade, emoção e mente, simplificando, esta é a divisão básica de nossa alma, e é através da quietude de nossa alma que podemos reencontrar nosso melhor caminho e Ter plenitude de vida.

Respiração
Respiração é uma das coisas mais simples do mundo, por isto é tão importante para nossa saúde que às vezes até esquecemos dela e esquecemos de respirar mais profundamente e carregar nosso corpo. Qualquer mudança em nosso humor pode mudar nossa respiração, ou retendo ou controlando e contraindo ou mesmo deixando de respirar. Através da respiração podemos até perceber como enfrentamos as situações, como reagimos às mudanças e acidentes ......
A maioria da pessoas não percebem como respiram pobremente e isto com certeza restringe o processo central de vida. Desde dores de cabeça, problemas cardíacos, e inúmeros males , má respiração pode fazer destas doenças uma constante na vida das pessoas.
Terapia de respiração são usadas por psicólogos, psiquiatras, e médicos que já conhecem a gama de possibilidades e os benefícios de se respirar melhor, e usar técnicas respiratórias para curas físicas e psíquicas: pânico, terror noturno, insônia, medos, insegurança, depressão, ansiedade, nervosismo, tensão, incontinência urinária e tantos outros.
Podemos experimentar benefícios em nossa química, nossas células, nossos neurônios através de práticas respiratórias.

POR UM MOMENTO SINTA A RESPIRAÇÃO ACONTECENDO DENTRO DE VOCÊ.

http://www.25horas.com.br/fitness/yoga.htm


 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 Devi Kundalini Yoga Maringá | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki