terça-feira

A prática da Respiração de Fogo

Neste artigo explicamos a respiração mais usada nas aulas de Kundalini Yoga – a Respiração de Fogo – com resultados maravilhosos de limpeza, transformação e cura. Os textos são baseados nos manuais de Kundalini Yoga por Yogi Bhajan.

Aprenda a fazer a Respiração de Fogo

Respire pelo nariz. Solte os ombros. Coluna ereta e peito erguido. Sempre praticada pelas narinas e com a boca fechada. O abdômen faz todo o trabalho. A Respiração de Fogo é provida de energia do ponto do umbigo e do plexo solar. Coloque os dedos sobre o ponto do umbigo – use-os para sentir se seu umbigo vai para dentro em direção à coluna e para cima, na expiração, isto acontece automaticamente se você contrair o diafragma. Para inalar o abdome relaxa, o diafragma estende-se para baixo, e a inspiração parece entrar como parte deste relaxamento. A respiração é ritmicamente rápida, continua e poderosa, sem pausa entre a inspiração e a expiração. Ao expirar, o ar é empurrado para fora, pelo puxar do umbigo e abdômen em direção à coluna, você sentirá puxar os músculos desta área.

O ponto do umbigo é naturalmente dinâmico e a maior parte do movimento irá acontecer automaticamente se você mantiver a região inferior do abdômen relativamente relaxada. Não force muito o umbigo, nem prenda-o, isso cria tensão no rosto – o ideal é manter uma expressão suave se deseja um bom atalho para a paz mental. Iniciantes devem fazer esta respiração mais devagar e calmamente, em torno de 40 a 60 respirações por minuto é um bom ritmo. No inicio o umbigo e o Plexo Solar podem ficar cansados e descoordenados, mas, se você mantém a prática, a respiração tornar-se-á rítmica e muito fácil. Esta respiração é a antítese da respiração superficial, que é uma respiração irregular, característica de estados emocionais que acompanham pensamentos negativos.

Para se concentrar mais e canalizar a energia que esta respiração cria, mentalmente vibre Sat Nam (SAT é a única realidade sempre presente no mundo infinito, a Essência Divina. NAM é a identidade vibracional. Aquilo que vibramos, nós nos tornamos). Ouvir este som na respiração informa à sua mente o que fazer com toda a energia gerada. Use esta energia para explorar o sentido de ser infinito.

A Respiração de Fogo é uma respiração de descontaminação, que limpa o sangue, soltando os resíduos tóxicos dos pulmões, mucosas, vasos sangüíneos e células. Quando se precisa de resistência extra ela beneficia muito. Uma vez que o ponto do umbigo é estimulado diretamente, a respiração gera constância nos reinos físico e mental. A circulação periférica pode ser aumentada, assim como a energia nervosa, desde que a respiração seja feita corretamente e aperfeiçoada lenta e metodicamente.

Diz o Dr. Dharma Singh Khalsa, M.D. em seu livro "Longevidade do Cérebro" (fonte: [113 b, p. 381/382]):

"A Respiração de Fogo é um excelente exercício para elevar a energia. Apenas 3 minutos dessa respiração já serão suficientes para aumentar sua energia física e mental. Do ponto de vista ocidental, ela é eficaz, porque estimula os nervos esplâncnicos na cavidade abdominal. A estimulação desses nervos provoca a liberação da adrenalina e noradrenalina.

Respire a partir do diafragma, e conserve o tórax relaxado. Concentre sua energia mental na área do umbigo. Esse exercício pode causar uma sensação de delírio, que pode se parecer com uma hiper-ventilação – uma redução de dióxido de carbono no sangue – estudos clínicos revelaram que, na Respiração de Fogo, enquanto o nível de dióxido de carbono no sangue parece normal, o nível de oxigênio, realmente se eleva. Outros estudos indicaram que a Respiração de Fogo produz ritmos alfa no cérebro. Isso explica por que o exercício é capaz de criar, simultaneamente, tranqüilidade e vivacidade aumentada. A Respiração de Fogo também aumenta a transferência de oxigênio para o cérebro e, em razão desse acréscimo de oxigênio, o metabolismo neuronal torna-se melhor. Os neurônios ficam limpos e rejuvenescidos."

E após alguns minutos da Respiração de Fogo, simplesmente respire de maneira profunda e tranquila... sentindo você... Como você está agora?

Publicado por Josely Saldanha, professora de Kundalini Yoga formada em 2009 (Kundalini Research International). Instrutora de Hatha Yoga desde 2004. Pós Graduada em Ensino Superior de Yoga (Faculdades Espírita de Curitiba). Cursos anuais específicos de: Meditação, Respiração e Ajustes de Posturas. Estudante de Budismo e Teosofia. Praticante Iniciada em Kriya Yoga (Yogananda) e Magnified Healing.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 Devi Kundalini Yoga Maringá | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki