terça-feira

Aspectos do Kundalini Yoga

Kundalini Yoga é a uma ciência que originou inúmeras outras formas de yoga. Kundalini é o nosso potencial maior, esta é a razão pela qual também é chamado de yoga da consciência. O sistema do Kundalini Yoga foi por muito tempo aprimorado na Índia e data do período pré-ariano, portanto matriarcal. Entretanto, devido a catástrofes naturais, guerras e a própria invasão do chamado vale do Indu, muito deste sistema se perdeu ou foi inadequadamente apropriado. Com o intuito de proteger aquilo que ainda restava, inúmeros documentos foram levados para as montanhas do Tibete. Eles foram estudados por muitos sábios, porém de forma incompleta, uma vez que a linguagem na qual eles estavam escritos não foi ensinada de maneira ideal, levando muito das práticas a serem superficialmente estudadas e os mantras pouco entendidos.

O Kundalini Yoga original sobreviveu a muitos desafios, na medida em que se tornou hermético, como uma tradição oral. Após cerca de 500 anos, com o nascimento de Guru Nanak Dev Ji, Guru Gobind Singh Ji, Baba Siri Chand, este sistema foi novamente reorganizado, compilado e trazido novamente para Punjab, Índia. Técnicas respiratórias, mantras, exercícios e meditações passaram a ser ensinadas pelos sikhs. A partir de 1969, o ocidente pôde entrar em contato com esta forma de yoga, através dos ensinamentos do Yogi Bhajan.

O Kundalini Yoga é uma forma dinâmica de yoga que se concentra no trabalho do sistema glandular, imunológico e nervoso. Ele se alicerça no trabalho da energia vital, através de exercícios dinâmicos e técnicas especiais de respiração. Assim, condicionam a musculatura para utilizá-la como catalisadora de radicais livres e toxinas, promovendo a desintoxicação celular e melhorando a circulação sangüínea e linfática. Ao final de cada série de exercícios são utilizadas diferentes meditações para garantir o balanceamento energético complementar aos exercícios físicos e a manutenção de níveis de consciência especiais.

Kundalini Yoga estimula o crescimento individual através de técnicas que fortalecem o sistema nervoso, o sistema glandular e o sistema imunológico, visando o aumento da estabilidade e da vitalidade. É um potente e efetivo sistema de auto transformação e desenvolvimento pessoal.

Yogi Bhajan responde:

- O que é Kundalini?

- Como é quando a energia do kundalini se eleva?

- Kundalini é uma forma de eletricidade?

Resposta do Mestre: O que é kundalini? Kundalini é o conjunto de energia do cosmos no indivíduo e além do indivíduo. É a energia da consciência. Sem esse constante fluxo energético, você não viveria. Com o fluxo dessa energia na mente, você pára de viver em realidades imaginárias e torna-se entregue aos seus objetivos de vida. Você experimenta isso quando a energia do seu sistema glandular se combina com o seu sistema nervoso para criar tal sensibilidade que seu cérebro passa a receber sinais de várias ordens, das mais sutis às mais densas e a integrá-las. Uma nova clareza acompanha suas percepções, pensamentos e intuições. Normalmente, você usa uma pequena porção do potencial do seu cérebro.

Quando a kundalini se desperta, você passa a entender o efeito e o impacto de uma ação e suas conseqüências numa seqüência de reações. Em outras palavras, você se torna consciente. Assim como todos os rios deságuam no oceano, todos os yôgas levam ao despertar do kundalini.

A kundalini é o potencial criativo do ser humano. Para obter a experiência da kundalini é necessário tecnologia e ciência. Eu observo que muitas pessoas ignoram cientificamente o processo pelo qual a kundalini é despertada.

Se há centenas de anos eu tivesse falado sobre energia atômica, as pessoas teriam dito, “é assustador, é impossível. Isto não pode estar dentro de cada substancia.” Eles não sabiam sobre o átomo, sobre sua estrutura interna e sobre seu potencial. Nós ainda temos a mesma ignorância sobre a estrutura e a natureza interna da consciência humana e seu potencial. As pessoas querem essa experiência mas têm medo, então inventam histórias porque lhes falta a prática, e baseiam suas crenças em rumores e desinformação. Este é um problema humano e não de um individuo: sem saber nada sobre algo, ou sem saber o significado de algo, construímos opiniões ou somos influenciados por opiniões. É por isso que eu encorajo você a fazer perguntas, aprender e experimentar.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 Devi Kundalini Yoga Maringá | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki